Os microplásticos foram encontrados no meio ambiente pela primeira vez em 1970 e desde então são fatores de preocupação por poluírem o meio ambiente. Neste post, vamos entender melhor o que são, onde encontramos e como podemos combater este vilão.
Os microplásticos são partículas de plástico, menores que 5 milímetros. Eles são uma grande ameaça ao meio ambiente, devido à sua durabilidade e capacidade de absorver toxinas, podendo ser ingeridos por animais e humanos, levando a grandes consequências.
Essas pequenas partículas são encontradas em praticamente todos os cantos do planeta. Os oceanos são um dos maiores reservatórios de microplásticos, que são transportados por correntes marítimas e consequentemente consumidos por animais marinhos.
No solo, estes microplásticos são encontrados devido ao uso de fertilizantes plásticos e a decomposição de resíduos plásticos e atmosféricos.
Os microplásticos também são encontrados no ar, em alimentos e bebidas, produtos de consumo, como cosméticos e corpo humano. Estudos recentes detectaram microplásticos no sangue humano e até mesmo na placenta, indicando que essas partículas podem se acumular no organismo.
A redução começa com pequenas atitudes no dia a dia. Elimine copos descartáveis e dê preferência a copos, garrafas e sacolas reutilizáveis. Faça um descarte responsável e consciente, separe o lixo plástico e faça a coleta seletiva. Não jogue lixo nas ruas, rios, lagos ou oceanos.
A redução dos microplásticos no meio ambiente é um grande desafio, mas pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença.
Na Copolândia você encontra opções de produtos ecológicos e reutilizáveis que deixam zero microplásticos acumulados no dia a dia ou no próximo evento da sua empresa. Acesse nosso site e dê o primeiro passo hoje mesmo!