Em 2020, uma pesquisa calculou, pela primeira vez, uma estimativa global da quantidade de plástico acumulado no fundo dos oceanos. Há pelo menos 14 milhões de toneladas do material submersas em águas profundas o que alerta para a urgência da revisão de hábitos de consumo e descarte.
Uma estimativa prevê que a quantidade de plásticos nos oceanos poderá triplicar até 2040 e com um tempo de decomposição médio de 500 anos, se torna uma constante ameaça não só à fauna marinha pois acabam confundindo com alimento, levando sua morte, mas também a saúde humana devido as substancias químicas que se acumulam nessa cadeia de consumo.
Estima-se que uma boa parte desse lixo tenha origem terrestre, chegando aos oceanos por meio dos cursos d'água, sendo composto por materiais sólidos fabricados ou transformados que são jogados de forma irregular, fomentando uma grave ameaça à saúde dos mares, à nossa economia e à sociedade.
A ONU estabeleceu em 2017, um período até 2030 para um desenvolvimento sustentável, com o intuito de promover a cooperação em pesquisas e programas científicos para um melhor gerenciamento dos mares e zonas costeiras, reduzindo os riscos à saúde ambiental.
Na Copolândia, oferecemos soluções sustentáveis com o intuito de minimizar os impactos ambientais, por isso incentivamos o uso de copos reutilizáveis e 100 % biodegradáveis, cada copo utilizado já ajuda a diminuir o uso de 5 copos descartáveis por dia. E, se for descartar lembre-se de fazer o descarte no local correto!