
Contratar um novo colaborador é mais do que preencher uma vaga. É investir tempo, energia e propósito na construção de um time forte e alinhado. E é justamente aqui que o onboarding sustentável se torna crucial.
Muito além de um processo de boas-vindas, o onboarding é uma oportunidade estratégica de integrar novos talentos à cultura organizacional de maneira profunda e duradoura.
Em média, um profissional leva de três a seis meses para atingir seu máximo potencial em um novo cargo. No entanto, segundo uma pesquisa da Fundação Dom Cabral, 28% das empresas ainda realizam processos de onboarding que duram de 1 a 3 dias.
Esse curto espaço de tempo é insuficiente para transmitir a cultura, os processos internos e, principalmente, os valores que norteiam a empresa. O resultado? turnover precoce e equipes desalinhadas.
Segundo a Forbes, onboardings relâmpagos aumentam significativamente as chances de um novo colaborador deixar a empresa em menos de 45 dias.
Um onboarding bem-planejado é a primeira oportunidade de apresentar aos novos colaboradores os valores, a visão e o compromisso da empresa, inclusive o impacto que ela deseja gerar no mundo.Se queremos times engajados em práticas sustentáveis, éticas e conscientes, é fundamental que isso seja vivido desde o primeiro contato.
Sustentabilidade não é apenas um discurso bonito; é uma prática que precisa fazer parte da essência da cultura organizacional.
Sua empresa já pratica um onboarding alinhado a esses valores? Desenvolvemos um e-book gratuito “Marketing Sustentável: Guia ESG para empresas, onde você encontrará diversas ações práticas que a sua empresa pode adotar para se tornar mais sustentável.